”
á parou para pensar na quantidade de vezes que fazemos expressões faciais em um dia?
Expressão de surpresa, cara de brava, sorrir fortemente, entre outros, são movimentos que fazemos sem nem pensar, inúmeras vezes, todos os dias. Conforme o tempo passa, essa repetição de movimentos vai criando as famosas – linhas de expressão – e, cada vez mais fortes, se transformam nas rugas.
É aí que a Toxina Botulínica, mais conhecida por Botox ajuda.
O que o Botox faz?
O Botox age relaxando os músculos onde será injetado. Desta forma, ameniza os movimentos constantes, sem deixar o paciente inexpressivo, mas ao mesmo tempo evitando o ato de vincar a pele durante as expressões faciais.
Como o Botox é aplicado?
Na consulta, o paciente poderá relatar suas principais queixas, mostrando o que incomoda na aparência do rosto.
A profissional faz uma avaliação demarcando as áreas onde será necessária a aplicação, bem como a quantidade de produto ideal para cada uma das áreas.
Juntando a avaliação clínica e as queixas do paciente, o profissional vai definir as áreas de aplicação, bem como a quantidade de toxina injetada. Já que cada rosto tem suas características específicas.
Botox: onde aplicar?
As áreas mais indicadas são:
- Na testa o botox funciona para amenizar as expressões de surpresa. Quando levantamos as sobrancelhas de forma exagerada aparecem as rugas laterais.
- A Glabela é o espaço entre as sobrancelhas, onde franze na expressão brava.
- Já o botox na sobrancelha pode ser usado fazendo um efeito lift, para quem procura dar uma levantada no formato das sombrancelhas.
- Pés de Galinha são uma queixa bem comum em consultórios. Quando sorrimos, ativamos a expressão, favorecendo o aparecimento das rugas nas laterais dos olhos.
- Botox no nariz também pode ser aplicado para acabar com aquelas rugas nas laterais, mais acima do nariz.
- Sorriso gengival também é um caso onde o botox pode amenizar bastante o problema sem precisar recorrer ao procedimento da plástica gengival. Ele relaxa o músculo para que o lábio superior não levante exageradamente quando sorrimos.
Botox ou preenchimento?
O botox age na função de suavizar os movimentos de expressão repetitivos. Já o preenchimento tem a função de dar volume, por isso trata diferentes áreas e queixas de pacientes.
Algumas partes do rosto não correspondem ao objetivo do botox, que é o relaxamento do músculo. Portanto, áreas como bigode chinês, lábios e olheiras, por exemplo, precisam ser tratadas com preenchimento.
Mesmo tendo objetivos diferentes, botox e preenchimento com ácido hialurônico podem ser feitos no mesmo dia. Exceto no caso que seja preciso tratar áreas muito próximas. Nestas situações é indicado um intervalo de ao menos uma semana.
Aplicar Botox dói?
Depende de pessoa para pessoa. Um dos principais motivos para adiar a aplicação do botox é encarar a injeção. Há essa questão do medo de agulha e sentir dor no procedimento, porém, existem maneiras de amenizar esses problemas.
Em nosso consultório realizamos o procedimento com a menor agulha do mercado. Um cuidado que já diminui muito o desconforto.
Além disso, algumas técnicas podem ajudar na hora da aplicação como, por exemplo, gelo ou dispositivo que vibra.
Ao utilizar esses métodos, a área em que será aplicada terá contato com o gelado ou com a vibração. Isso irá fazer com que o cérebro primeiro detecte a sensação do frio ou vibração na pele, mascarando, a sensação provocada pela agulha.
E o procedimento em si é muito rápido, levando mais tempo de consulta para a avaliação e as fotografias para realizar o antes e depois do botox, do que a aplicação.
“